EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) tem como objetivo principal apoiar instituições de pesquisa na execução de projetos inovadores com o setor industrial.

O que é uma unidade EMBRAPII?

Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica que esteja em operação e demonstre condições e capacitação para trabalhar em cooperação com empresas do setor industrial na fase intermediária do processo de inovação onde ocorrem os escalonamentos, as provas de conceito ou o desenvolvimento de produtos e de processos.

Chamadas públicas

Manual EMBRAPII

 

Unidades da UFSC Credenciada:

A Unidade EMBRAPII POLO/UFSC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está de cara nova. A partir de 2025, a tradicional e já consolidada Unidade POLO/UFSC, previamente credenciada através do Laboratório Polo, passa a se apresentar como inoVARE/UFSC – Tecnologias Inovadoras em Vibrações, Acústica, Refrigeração e Energia. Essa mudança de identidade reflete a evolução da Unidade, que desde 2014 é credenciada pela EMBRAPII para apoiar empresas no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta.

No último recredenciamento, em 2024, a Unidade incorporou o Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA), ampliando sua capacidade técnico-científica especialmente nas áreas de análise vibracional e acústica. Essa integração fortaleceu ainda mais o caráter multidisciplinar da Unidade, expandindo a gama de tecnologias oferecidas à indústria.

Assim, a Unidade agora amplia seu escopo para incluir também as áreas de vibrações, acústica e energia. Na frente de energia, a linha de Sistemas, Processos e Tecnologias para a Transição Energética e a Descarbonização consolida iniciativas já em andamento pelos pesquisadores da Unidade, com destaque para Hidrogênio Verde e Liquefação de Gases. O hidrogênio verde desponta como o principal vetor energético para um desenvolvimento econômico sustentável, pois permite armazenar energia renovável e reduzir o consumo de combustíveis fósseis, mitigando as emissões de gases nocivos à atmosfera. Essa linha de atuação está em consonância com as metas do Brasil para o hidrogênio verde até 2030, que incluem o desenvolvimento de uma base de produção sólida e o estabelecimento do país como um dos produtores mais competitivos globalmente. O Programa Nacional do Hidrogênio reforça a estratégia do Brasil para liderar a transição energética no mundo.

 

MOVE é uma unidade de pesquisa e inovação industrial na área de Máquinas e Equipamentos para Mobilidade e que atua no desenvolvimento de tecnologias e processos em três sublinhas:

  • Veículos e equipamentos para movimentação de cargas e pessoas
  • Dispositivos e equipamentos para conversão de energia e propulsão
  • Processos de fabricação, sistemas de manufatura e materiais

Atua nas sublinhas:

Sublinha 1: Veículos e equipamentos para movimentação de cargas e pessoas

Sublinha 2: Dispositivos e equipamentos para conversão de energia e propulsão

Sublinha 3: Processos de fabricação, sistemas de manufatura e materiais

————-

Para os processos em tramitação com a EMBRAPII, o Departamento vinculado ao projeto deve, além de aprová-lo no SIGPEX, preencher o parecer técnico e indicar um fiscal, neste modelo personalizado.

Ofício 108/2019/Propesq sobre a dispensa de remanejamento entre rubricas para projetos EMBRAPI.