CELESC/ANEEL
CELESC
A Celesc iniciou seu programa de P&D em 2000, quando foi criada a lei que obriga as concessionárias de energia a investirem anualmente 0,75% de sua receita operacional líquida em pesquisa e desenvolvimento e 0,25% em programas de Eficiência Energética.
Os recursos são procurados por empresas e instituições de pesquisas brasileiras de mérito reconhecido de todo o País.
Nos últimos anos, os projetos do P&D da Celesc têm sido direcionados a temas que seguem as últimas tendências do setor: qualidade e confiabilidade na distribuição de energia, transmissão de dados via rede elétrica, eficiência energética e medição.
Formulários para apresentação de propostas: Não há um modelo único, cada Edital apresenta sua necessidade.
ANEEL
A ANEEL possui atualmente o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor e Programa de Eficiência Energética.
Tem como objetivo alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem a originalidade, aplicabilidade, relevância e a viabilidade econômica de produtos e serviços, nos processos e usos finais de energia. Busca-se promover a cultura da inovação, estimulando a pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico brasileiro, criando novos equipamentos e aprimorando a prestação de serviços que contribuam para a segurança do fornecimento de energia elétrica, a modicidade tarifária, a diminuição do impacto ambiental do setor e da dependência tecnológica do país.
Os investimentos em P&D deverão ser orientados para subtemas estratégicos ou prioritários, buscando estimular o desenvolvimento de invenções e inovações tecnológicas relevantes para o Setor Elétrico Brasileiro.
Temas ou subtemas estratégicos são aqueles cujo desenvolvimento é de interesse nacional e de grande relevância para o setor elétrico, envolvendo elevada complexidade em termos científicos e/ou tecnológicos e baixa atratividade para investimento como estratégia empresarial isolada ou individual. Além disso, necessitam esforços conjuntos e coordenados de várias empresas e entidades executoras e grande aporte de recursos financeiros.
Os subtemas estratégicos serão definidos por meio de Chamadas de Projetos de P&D Estratégicos propostas pela ANEEL.
Formulários para apresentação de propostas: Não há um modelo único, cada Edital apresenta sua necessidade.